24 de junho de 2011

Lembranças

Muita gente quebra a cabeça pensando o que levar de presentinhos de Aruba, considerando que pouca coisa é produzida aqui. A maioria acaba levando a tradicional camiseta ou boné escritos Aruba, então para fugir do óbvio, eu fiz uma listinha de coisas que podem agradar.

O mais fácil são as bebidas produzidas aqui em Aruba, que é onde mais variedade se encontra. Da última vez que a minha irmã veio, ela e minhas sobrinhas acharam legal levar a cerveja arubiana, chamada Balashi. Ela vem em garrafa ou latinha e o que elas acharam mais charmoso foram as latinhas pequenas, que além do mais não pesam tanto na bagagem. Quanto ao gosto não me perguntem, porque eu odeio cerveja e nem experimento.



Outra bebida produzida aqui é o ponche crema, o licor típico de Aruba. Ele é feito com rum e leite condensado, assim que imagino que é bem ao gosto brasileiro. Existem muitas sobremesas e coquetéis locais feitos com ele. Tem muitas marcas, só que alguns são produzidos em Curaçao, então se você fizer questão de ter um produto local, é preciso ver a embalagem. Existe uma marca local, chamada Palmera Rum que produz vários tipos de bebida, incluindo whiskey, gin, vodka e brandy.



Também são produzidos aqui toda a linha da Coca-cola, exceto a Fanta, não sei porquê. Aliás, não existe Fanta em nenhum restaurante, nem nos fast-food. Até o ano passado tinha também a fábrica da Pepsi, mas no meio do ano mudaram o nome para RC Cola. Eles continuam produzindo a Pepsi servida em restaurantes de fast-food, como o Taco Bell, mas nos supermercados o que você vai encontrar é a RC Cola, se forem garrafas pequenas. Se forem garrafas de dois litros, o nome vai ser Pepsi. Um dia, algum gênio do marketing vai ter que me explicar essa estratégia de produto porque eu nunca entendi.



Aqui também se produz (e se consome) muitos tipos de molho picante. O preferido da minha sogra para temperar carne é o molho picante de mamão papaia. Existem várias marcas, mas duas tem o melhor visual para levar de lembrança. Olhem só que embalagens charmosas:




Aruba também produz charutos. O nome da marca é Aruhiba, fazendo um trocadilho com os famosíssimos cohiba cubanos.

Talvez o produto mais tradicional arubiano seja a babosa, aqui conhecida como Aloe Vera. No século XIX dois terços da ilha eram cobertos com babosa e no início do século XX, Aruba era o maior produtor mundial. Existe uma marca de produtos de higiene pessoal que tem quase duzentos anos de existência e eles têm uma linha bem variada de produtos. Os mais tradicionais são os protetores solares: uma boa parte dos turistas deixa para comprar protetores aqui, devido à fama do produto. Mas eles tem uma linha que inclui xampus, condicionadores, desodorantes e vários outros produtos mais.





Outra opção de presente são os calendários com fotos de Aruba. Eles são bem feitos, com material de qualidade, cada mês tem uma foto de paisagem legal e uma receita de comida ou coquetel típico. Eles não pesam na bagagem e imagino que existam nas lojas de souvenirs. Como eu não frequento essas lojas, onde eu realmente sei que existem são nas papelarias e também na rua principal, numa loja chamada Ecco.

Se você já veio à Aruba e levou um souvenir legal que não está na lista, me avise que eu amplio as opções. ;)

5 comentários:

  1. Bel, to aqui rodando atras de coisas sobre Aruba... gostei do post e fiquei curiosa pra experimentar essa bebida com leite condensado.. hummm
    E achei um post em outro blog falando da cerveja dai.. entao pra complementar: http://www.uncommoncaribbean.com/2010/11/12/friday-happy-hour-three-reasons-to-love-arubas-balashi-beer/

    beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Você deve estar a toda com os preparativos, né Cris?

    Beijos e nos vemos em breve!

    ResponderExcluir
  3. Olá, parabéns pelo blog. Tem muitas informações interessantes para quem deseja conhecer a ilha.
    Mas acho que agregaria mais valor se nesse post houvesse alguma informação relacionada aos preços dessas lembranças. Eu mesmo fiquei muito curioso sobre o valor do protetor solar. Fica aí a dica.

    Saudações

    ResponderExcluir
  4. Oi Eduardo,

    Obrigada pela visita. A questão de preços é complexa. Depende muito de onde você compra. Vai comprar na lojinha do hotel? Vai ser caro. Vai comprar numa farmácia de bairro? Bem mais barato. Nos supermercados da orla marítima? Depende do supermercado. Daí fica difícil para eu fazer pesquisa de preço em cada lugar para cada produto. Mas vou pensar na sua sugestão, ok? Estou no Brasil e estou achando tudo caríssimo assim que imagino que para os brasileiros, em geral, Aruba vai ter um preço bom.

    ResponderExcluir
  5. O licor dakota achei por 17 florins. Os 3 molhos de pimenta por 16. A lata da balashi 2.99.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...