26 de fevereiro de 2012

Quaresma

Estamos na quaresma e aqui em Aruba isso é coisa séria. Da mesma forma que, durante a época de Natal existem as missas de aurora, durante a quaresma, todas as igrejas católicas fazem o caminho da cruz todas as 6ª feiras, às 4:30 da manhã, seguida por uma missa que começa às 5:00h.

Durante a quaresma não é considerado de bom tom fazer grandes festas, nem comer refeições faustuosas nem beber muito, ou qualquer quantidade, para algumas pessoas. A sobriedade e o comedimento são a marca da temporada e muitas pessoas fazem jejum de certos alimentos. Tipo: não beber bebida alcoólica, ou refrigerantes, ou doces, ou sobremesas (ou todos esses itens) até o domingo de páscoa. A maioria dos católicos (que são a maioria dos arubianos) não come carne em nenhuma 6ª feira da quaresma, não somente na última. Ano passado meu marido fez aniversário nessa época e vários convidados estavam bebendo somente água, outros tantos não comeram o bolo nem os brigadeiros.

De certo modo, é bom dar uma trégua no calendário cheio de festas, que volta com força total em maio, com a temporada de comunhões e casamentos.

Um comentário:

  1. E fazer aniversário nessa época pode ser um pouco depressivo então... claro, se você não é uma pessoa religiosa e gosta de festas!!! Mas é legal conhecer os costumes de outros locais!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...